CAPA Tocando Bandolim

Blog Tocando Bandolim

Rafael Ferrari

 

Bandolinista, compositor, arranjador, produtor musical e professor. Natural de porto Alegre no Rio Grande do Sul, vive atualmente em Atibaia no interior de São Paulo. 

Tendo começado no cavaquinho somente aos 20 anos, no ano 2000, tocou o bandolim pela primeira vez e cerca de um ano e meio depois, no ano de 2003, tornou músico profissional, dedicando-se exclusivamente à música.

 

Vencedor por 3 vezes do Prêmio Açorianos de Música (maior premiação da música gaúcha) em 2007 e 2015, como melhor compositor e melhor intérprete de música instrumental, já tocou ao lado de grandes nomes da música brasileira como Hamilton de Holanda, Renato Borghetti, Toninho Horta, Plauto Cruz...

 

Fundador do grupo Camerata Brasileira (2002), com 3 discos gravados - Deixa assim (2004/Independente), Noves Fora (2007/Independente) e Instrumental RS - Ao Vivo (2010/Patrobras) - e viagens por todo o Brasil, Cuba e Paraguai, teve papel fundamental na renovação do choro gaúcho.

 

Produziu por 3 anos o Dia nacional do Choro (2003 a 2005) tendo realizado no último ano, o Festival de Choro e Troféu Plauto Cruz, com patrocínio da Natura Musical.

 

Pioneiro no Rio Grande do Sul a tocar o bandolim de 10 cordas - desde 2005 - é o idealizador do projeto inédito chamado Bandolim Campeiro, com o qual toca pela primeira, vez os ritmos e gêneros da música regional do sul do Brasil, como a milonga, chamamé, vanerão, chacarera e outros. Com o CD Bandolim Campeiro (2014/Independente) fez turnê pela Europa em 16 concertos de lançamento do disco, tendo participado do importante Festival Mandolines de Lunel, no sul da França.

Com o Bandolim Campeiro, apresenta uma nova estética e propõe uma maneira nova de tocar o instrumento, fazendo uma fusão dos ritmos sul-americanos cultivados no Rio Grande do Sul, com o choro brasileiro.

 

Atualmente vem desenvolvendo diversos projetos voltados para o ambiente digital utilizando a internet para conectar cada vez mais pessoas com o universo do bandolim brasileiro, encurtando as distâncias e levando conteúdos atísticos e didáticos sobre bandolim, para um público que cresce a cada dia.

 

Escreveu o livro "ESCALAS PARA BANDOLIM - Digitação Inteligente para Fluência em Qualquer Tom" com o qual acabou com um hiato de mais de 30 anos sem publicações didáticas para o bandolim brasileiro e com o qual vem ajudando muita gente a tocar o bandolim, sejam eles músicos iniciantes ou não.

 

Hoje, Rafael Ferrari comenda a página TOCANDO BANDOLIM no Facebook, que é a maior página sobre bandolim do Brasil, com mais de 12 mil seguidores, sendo um divisor de águas para a ampliação e divulgação do bandolim brasileiro.

 

 

 


Rafael Ferrari

Sobre o autor

Rafael Ferrari é bandolinista, compositor gaúcho. Já tocou ao lado de feras como Hamilton de Holanda e Toninho Horta e há 15 anos dedica-se a estudar, criar conteúdo e ensinar bandolim.

 

Parceiros

 

Aulas de Bandolim

 

Tocando Bandolim AULA #01

AULA #02 Tocando Bandolim

AULA #03 Tocando Bandolim

AULA #04 Tocando Bandolim

AULA #05 Tocando Bandolim

AULA #06 Tocando Bandolim

AULA #07 Tocando Bandolim

AULA#08 Tocando Bandolim

AULA #10 Tocando Bandolim


Baixe o e-Book GRÁTIS:

ESCALAS PARA BANDOLIM

e-Book ESCALAS PARA BANDOLIM

 

Quer cria um site?