CAPA Tocando Bandolim

Blog Tocando Bandolim

Ornamentos no bandolim

Rafael Ferrari      sexta-feira, 7 de julho de 2017

Compartilhe esta página com seus amigos
Ornamentos no bandolim Tocando Bandolim

 

FAAAAAAALA bandolinista, tudo bem contigo?

 

Hoje eu quero te dar algumas dicas sobre ORNAMENTOS e como interpretá-los no bandolim!

 

Muita gente me pergunta sobre a maneira de tocar, a forma de escrever e a maneira correta de interpretar o ornamento quando ele está escrito na partitura, e eu quero dar algumas dicas pra tu interpretar corretamente os ornamentos, antes mesmo de saber executá-los. Desta maneira, tu irá tocar com muito mais propriedade e segurança os ornamentos, fazendo com que realmente soem como tal.

 

1) O ornamento geralmente é escrito com um sinal característico. Porém, alguns ornamentos são ou podem ser escritos, de acordo com a divisão rítmica e o número de notas que o caracterizam na prática.

Explico:

 

Mordente

 

Escrito como ornamento

 

 

Escrito como é tocado

 

 

Como podem ver, existe uma forma de escrever, onde usa-se o símbolo equivalente ao ornamento, e outra forma, onde usa-se a subdivisão ritmica da execução simétrica do mesmo ornamento, no caso o mordente.

 

A questão é que os ornamentos são totalmente de livre interpretação! Ou seja, não exigem uma execução milimetricamente perfeita, no que diz respeito à subdivisão ritmica, número de notas num trêmulo, por exemplo, etc...

Por isso, quando o compositor ou arranjador quer uma interpretação mais precisa, ele escreve de maneira a passar pro músico, esta intenção. Em partituras de choros e em geral, solos de música popular, escreve-se o ornamento de forma a deixar a interpretação para o bandolinista.

 

Porém, se tu não souber ler partituras, não tiver entendido nada do que eu disse até agora, ou mesmo, se souber ler, mas estiver um pouco confuso, aí vai a dica de ouro: vá escutar música! Anote tudo que ouvir que não seja o som puro e claro das notas tocadas no bandolim e pergunte ao teu professor, caso tenha um, qual é ou quais são os ornamentos equivalentes aos sons que separou, em cada gravação.

 

Tu precisa primeiro aprender a identificar o ornamento ao ouvi-lo, caso contrário, jamais conseguirá executá-lo!

Escute muitas gravações do Jacob do Bandolim, do Luperce Miranda, do Evandro do Bandolim, do Izaías Bueno, do Rossini Ferreira e outros mais antigos. Ficará mais claro pra ti a ornamentação utilizada nas interpretações deles.

 

No vídeo abaixo, vou te dar uma dica mostrando o ornamento de 2ª menor, muito comum no choro, principalmente nos choros do Jacob do Bandolim!

 

 

 

Se você quer se aprofundar mais no estudo do bandolim e descobrir os segredos dos maiores bandolinistas brasileiros, conheça o Curso Tocando Bandolim:

 

Curso Tocando Bandolim

 

 

Bom, espero que tu tenhas gostado e que tanha te ajudado a aprender um pouquinho mais sobre os ornamentos no bandolim!

Se ainda tiver alguma dúvida relacionada a este tema, quiser sugerir novos temas pra outros posts, ou quiser simplesmente deixar alguma crítica ou sugestão, por favor, deixe um comentário! A tua opinião é muito importante pra continuidade deste trabalho.

 

Compartilhe nas redes sociais pra ajudar mais amigos a evoluir no bandolim e não deixe de seguir, curtir e se inscrever nos meus canais pra saber de tudo sobre o mundo do bandolim!!

 

Baita abraço,

 

Comentários


Rafael Ferrari

Sobre o autor

Rafael Ferrari é bandolinista, compositor gaúcho. Já tocou ao lado de feras como Hamilton de Holanda e Toninho Horta e há 15 anos dedica-se a estudar, criar conteúdo e ensinar bandolim.

 

Parceiros

 

Aulas de Bandolim

 

Tocando Bandolim AULA #01

AULA #02 Tocando Bandolim

AULA #03 Tocando Bandolim

AULA #04 Tocando Bandolim

AULA #05 Tocando Bandolim

AULA #06 Tocando Bandolim

AULA #07 Tocando Bandolim

AULA#08 Tocando Bandolim

AULA #10 Tocando Bandolim


Baixe o e-Book GRÁTIS:

ESCALAS PARA BANDOLIM

e-Book ESCALAS PARA BANDOLIM

 

Quer cria um site?